Premiação Produção Textual da JFPE

Premiação do 1º Concurso de produção textual da JFPE acontece no dia 13 de novembro


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) receberá em sua sede, no próximo dia 13 (terça-feira), às 14h, os estudantes vencedores do 1º Concurso de Produção Textual realizado pela Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e TRF5. Com a temática “O papel da Justiça Federal na promoção da Cidadania”, o certame, dividido em duas fases, deu-se entre os meses de março a outubro de 2018 e envolveu alunos do 6º ao 9º ano - anos finais do ensino fundamental - da rede pública de ensino, abrangendo escolas estaduais da Região Metropolitana e interior do estado.

A cerimônia contará com a presença do presidente do TRF5, desembargador federal Manoel Erhardt, o diretor do foro da JFPE, juiz federal Frederico José Pinto de Azevedo, o secretário de Educação do Estado, Frederico Amâncio e o gerente jurídico regional em exercício da CAIXA, Elmo Cabal dos Santos, representando a instituição.

Com o desafio de redigir uma carta argumentativa narrando ações da Justiça Federal importantes para a vida do cidadão, participaram da primeira fase do concurso estudantes das escolas localizadas no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, da qual saíram oito vencedores, já a segunda fase foi realizada nos municípios de Goiana, Caruaru, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, onde foram classificadas mais 15 cartas argumentativas.

Os estudantes selecionados até a 3ª colocação serão premiados com um tablet e um voucher para ser utilizado em livraria. Já os professores orientadores classificados até o 3º lugar, e os estudantes da 4ª a 11ª colocação, também receberão tablets como prêmio. Ademais, as 23 cartas vencedoras farão parte de um livro que será distribuído para as unidades de ensino.

A solenidade será transmitida por videoconferência para as Subseções das cidades que tiveram alunos premiados. A entrega da premiação será feita pelo magistrado da respectiva Subseção.

Além da Justiça Federal, Secretaria Estadual de Educação e TRF5, a realização do concurso contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Associação de Servidores da Justiça Federal em Pernambuco, Asserjufe-PE.